Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 


Instituto de Patologia - A Serdil agora conta com um posto de atendimento e coleta do Instituto de Patologia dentro da Unidade Matriz para exames de análises clínicas e patologia. Mais uma facilidade da Serdil para seus clientes.


  • BI-RADS® US em lesões mamárias - Ensaio pictórico

    Este trabalho conquistou o 2º lugar na especialidade Mama da XVII Jornada Gaúcha de Radiologia, realizada de 27 a 29 de Agosto de 2004, em Gramado/RS.

    Clique aqui para visualizar as imagens do estudo
    Autores
    Duarte RD
    Santiago DB
    Correa A
    Duarte Filho DL
    Duarte D

    Instituição
    SERDIL/Fundação Saint Pastous

    Objetivo
    Demonstrar imagens de casos classificados de acordo com a IV edição do BIRADS® na ultra-sonografia mamária.

    Material e Método
    São demonstrados casos do centro da mama da clínica SERDIL, classificando-os, segundo o sistema BIRADS® US, correlacionando com a mamografia e histologia quando disponíveis. Os equipamentos utilizados foram aparelhos de ultra-sons das marcas G.E. e Medison (digital), com transdutores lineares de 7,5 a 10 mHz, respectivamente. BIRADS® US 0 necessita avaliação adicional por imagem (mamografia, RM).

    Discussão
    A utilização do sistema BIRADS® para mamografia é mundialmente aceita e difundida, proporcionando uma padronização dos laudos. No entanto, isso não ocorria na ultra-sonografia mamária. Em Novembro de 2003 foi publicada uma classificação dos achados ultra-sonográficos, o BIRADS® US, complementar à antiga versão do BIRADS® mamográfico.

    Conclusão
    O uso do sistema BIRADS® US permite a descrição e compreensão dos achados na ultra-sonografia mamária, determinando uma padronização dos laudos, facilitando assim, o diagnóstico e manejo das lesões mamárias, bem como, a avaliação do desempenho da instituição e dos profissionais, por ocasião da auditoria.

    Bibliografia
    American College of Radiology (ACR). ACR BI-RADS. ACR Breast Imaging Reporting and Data System, Breast Imaging Atlas. Reston, VA. American College of Radiology; 2003.

    Clique aqui para visualizar as imagens do estudo
Todos os direitos reservados - Copyright 2012, Serdil
Desenvolvido por Brivia Gestão Digital e TI